Evolução assente na cooperação
03/01/2011

Na Mundifios, empresa dedicada ao comércio de fios para a indústria têxtil, vive-se um ambiente de proximidade em instalações onde prima o acolhimento e a atenção aos pormenores. É preferencialmente através do contacto pessoal que as preocupações são levadas à administração. De porta aberta a todos os colaboradores, a administração desta companhia que venceu o Prémio Excelência no Trabalho na categoria de pequena empresa no sector Indústria e Energia empenha-se em procurar resolver os problemas de todos e em criar relações duradouras. O objectivo é não ter ninguém insatisfeito.


A mensagem da Mundifios é que o negócio só evolui com a ajuda de todos.


Logo pela manhã, os colaboradores da Mundifios são agraciados com café ou chá gratuito e um bolo para acompanhar. Para o efeito, têm um pequeno espaço na empresa para usufruírem desse intervalo, dar dois dedos de conversa e até ler ler as últimas comunicações da empresa.


A aproximação entre trabalhadores é um ponto fulcral na estratégia da Mundifios que, além do tradicional jantar de Natal, vai organizando encontros anuais com todo o ‘staff'. Os filhos dos colaboradores também não são esquecidos: têm presente de Natal e, agora, dispõem de um cheque-dentista. Mas para que as relações interpessoais não sejam sempre uma iniciativa da administração, a equipa de vendedores promove também um jantar por altura da distribuição dos prémios de desempenho. Todos estes encontros visam fomentar o espírito de equipa e a integração, sem esquecer a celebração dos sucessos.


Além dos prémios, na Mundifios, empresa que fornece fios ao sector têxtil nacional, os salários estão acima do mercado. De facto, da empresa de Guimarães ninguém sai com o salário mínimo. Muito pelo contrário. E à remuneração mensal, a empresa acrescenta seguro de saúde. Em geral, os trabalhadores estão satisfeitos. Daí talvez o facto de não haver grande rotatividade de pessoas. Com um quadro estável, a empresa distribui anualmente mais dois salários que o que dita a lei, além de outros benefícios devidos pelo desempenho e funções. Para todos os colaboradores.


Depois há ainda espaço para pequenas-grandes atenções. O frio que se sente no armazém é de cortar e para diminuir um pouco esse desconforto aos operacionais e motoristas, a empresa adquiriu casacos para que os colaboradores pudessem trabalhar com mais conforto. As atenções estendem-se também à comunidade. A empresa, em algumas acções com o apoio dos colaboradores, concede donativos anuais para iniciativas locais, como as festas populares e associações desportivas, além de causas nacionais, como a luta contra o cancro.


A nível de resultados, os negócios têm estado a correr bem , apesar da crise, estando previsto um aumento nos lucros e nas vendas, o que se deveu em parte ao incremento sentido nos custos da matéria-prima.



in: Jornal Económico, Sónia Santos Pereira - JANEIRO DE 2011