Mundifios ganha mundo
01/04/2014

Depois de ter consolidado solidamente a posição no seu país de origem, a Mundifios parte num verdadeiro périplo pelo mundo fora para conquistar novos mercados.


No primeiro trimestre deste ano, a especialista em fios viajou por três continentes – Europa, América e Ásia – e fez escala em cinco países – Colômbia, Polónia, Itália, China e México – para marcar presença nas feiras Colombiatex, Next Season, Filo, Yarn Expo e Exintex, respetivamente.
«Sentimos necessidade de diversificar mercados», afirma Joaquim António Fernandes, administrador da Mundifios. «A nossa estratégia é, acima de tudo, dar-nos
a conhecer e perceber as potencialidades de cada mercado», explica. Até ao final do ano, como uma verdadeira globetrotter, a Mundifios vai ainda palmilhar,
pela primeira vez, os salões Expofil em Paris, Textillegprom em Moscovo, Expotextil Peru em Lima e Première Vision em São Paulo, para além do regresso anunciado à Filo em Milão. «Estamos no início do processo de identificação das feiras e dos mercados mais adequados à nossa oferta.


Já identificámos algumas que não vamos repetir e outras, pelo contrário, com potencial e onde estaremos no próximo ano», revela Joaquim António Fernandes.
Atualmente, as exportações representam cerca de 30% das vendas totais da empresa, que ascenderam a 69,4 milhões de euros em 2013. Os principais mercados externos encontram-se na Europa – Espanha, França e Bélgica – e no Norte de África. O processo de expansão internacional passa, deste modo, por «estender o foco a novos mercados, criar uma network de contactos apoiada por uma rede de distribuição global com pontos de entrega em vários países e olhar para outros continentes, diluindo assim a exposição ao mercado europeu», aponta o administrador da Mundifios.



in: Jornal Têxtil - ABRIL 2014 nº 183